WINE FLAVOURS Nível I | 8ª Edição
10 novembro 2018 | Vila Real e 13 novembro 2018 | Almeirim
Giuliano Boni, VINIDEA Itália
Moléculas aromáticas do vinho e Formação de aromas [DA VINHA À ADEGA] Fatores determinantes. O curso prático “Wine Flavours”, Análise Sensorial do Vinho, é baseado no trabalho de investigação de Vicente Ferreira González.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
A ODISSEIA DE UMA BOLHA DE CHAMPAGNE | Seminário
06 novembro 2017 - Lisboa | 07 novembro 2017 - Porto
Gérard LIGER-BELAIR
O sucesso comercial do vinho espumante inspirou os produtores de todo o mundo a envolverem-se na produção deste vinho elegante, festivo e complexo, e a querer conhecer profundamente todas as vertentes, desde a uva até ao comportamento fugaz e marcante do desprendimento de uma bolha de espumante. Múltiplos são os aspetos técnicos ligados à produção de espumante que merecem grande atenção, assim como uma constante atualização da evolução tecnológica.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
VINDIMAR COM BOA MATURAÇÃO ∙ ANÁLISE SENSORIAL DAS UVAS | Curso Prático
21.agosto.2017 - Regia-Douro Park, Vila Real | 22.agosto.2017 - Quinta do Anjo, Palmela
Giuliano Boni, VINIDEA Itália
O curso prático permite, de forma fácil e prática, avaliar as características do desenvolvimento do bago de uva, o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e a quantidade e qualidade dos polifenóis, assim como a sua localização. Identifica desequilíbrios do grau de maturação de diversos componentes da uva, salientando situações de stress da vinha que ajudam a determinar o momento ideal da vindima.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
COMPREENDER E INTERPRETAR AS ANÁLISES DE MONITORIZAÇÃO DA MATURAÇÃO DAS UVAS
02 junho 2017 - Vila Real | 05 junho 2017 - Lisboa
Jacques Rousseau, ICV
-Conhecer a composição da uva e a sua evolução durante a maturação. -Estabelecer e gerir a monitorização da maturação na vinha. -Compreender e interpretar as análises de maturação. -Saber classificar as parcelas e decidir a data de vindima através das análises.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
REDUZIR E GERIR SO2 VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO NOVAS FERRAMENTAS DE ABORDAGEM PRÁTICA
02 maio 2017 - Lisboa | 03 maio 2017 - Vila Real
Florent Touzet, ICV
- Atualização do conhecimento sobre o SO2 e os elementos que interferem na fração livre e molecular. - Adaptar ou modificar as práticas para reduzir as adições. - Descobrir alternativas, vantagens e limitações.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
ENOFORUM 2017 Viagem Itália
De 15 a 21 de maio 2017
Aproveitando a décima edição do Enoforum, a “versão italiana” do infowine.forum, a VINIDEAs organiza uma viagem de estudo em parceria com VinideaNet para participação de enólogos de Portugal e Espanha dando a conhecer os grandes vinhos de Itália, produzidos de castas autóctones.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
[ p1  -  p2  -  p3  -  p4  -  p5  -  p6  -  p7  -  p8  -  p9  -  p10  -  p11  -  p12  -  p13  -  p14  -  p15  -  p16  -  p17 ]